1ª Conferência Municipal da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora acontece nesta quinta (3)
O objetivo do encontro é promover o debate e propor melhorias na saúde dos servidores municipais, estabelecendo uma ponte entre setor público e sociedade civil
Publicado em 03/04/2025 14:07 - Atualizado em 03/04/2025 14:14
Nesta quinta-feira (3) está acontecendo até as 18h, a 1ª Conferência Municipal da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Governador Valadares, no anexo I da Prefeitura (antigo prédio da Fadivale). O objetivo é promover o debate e propor melhorias na saúde dos servidores do Município, estabelecendo uma ponte entre o setor público e a sociedade civil.
O evento, promovido pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) com o apoio da Prefeitura de Valadares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest-GV), reúne representantes do governo municipal, usuários da saúde, trabalhadores, representantes de empresas, sindicatos e da sociedade civil para discutir os principais desafios e propor soluções para a construção de uma política de saúde do trabalhador mais justa, eficaz e humanizada.
Segundo Rodrigo Cunha, secretário de Saúde, “a conferência tem a proposta de cuidar bem dos nossos profissionais da saúde para que eles atendam melhor a população. Assim, durante todo o dia, nós vamos debater sobre qualidade e humanidade do trabalho, melhoria do trabalho da equipe, ou seja, um treinamento completo mesmo dentro do nosso ambiente de trabalho”.
Conforme José Bonifácio Mourão, vice-prefeito do município, “esta primeira conferência sobre a saúde do trabalhador e trabalhadora em Governador Valadares é fundamental porque precisamos muito dos trabalhadores com saúde para que trabalhem com toda a sua força para produzir mais para a sua família e para a sociedade”.
De acordo com Fátima Salgado, presidente do Conselho Municipal de Saúde, “a conferência tem por objetivos conscientizar os trabalhadores sobre seu papel no ambiente de trabalho, discutir as condições de trabalho e causas de adoecimento dos trabalhadores, bem como falar do papel dos trabalhadores na construção da política de saúde do trabalhador”.
Para Erli Rodrigues da Silva, secretário-geral do Conselho Estadual de Saúde, há mais de dez anos, a saúde do trabalhador e da trabalhadora não é discutida. “Esta conferência servirá para criar propostas e diretrizes para melhorar e ampliar políticas de atenção à saúde integral com os trabalhadores e trabalhadoras do município de Governador Valadares, do Estado e do Brasil”.
Para Magda de Souza, técnica de enfermagem, “é importante debater sobre a saúde do trabalhador porque são necessárias melhorias para que possamos trabalhar em um ambiente mais humanizado. Afinal, a saúde de todos é fundamental”.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social