Cinco escolas de Valadares participam do Parlamento Jovem de Minas
A Câmara Municipal é parceira da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A prefeitura de Valadares ofereceu apoio ao programa
Publicado em 31/03/2025 18:16 - Atualizado em 31/03/2025 18:29
Nesta segunda-feira (31), na Câmara Municipal de Governador Valadares, foi apresentado o Parlamento Jovem de Minas, um programa de formação política realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e por câmaras municipais parceiras. Cinco escolas de ensino médio da cidade foram selecionadas para participar do Parlamento, são elas Colégio Presbiteriano, Colégio Ibituruna e as escolas estaduais Professor Nelson de Sena, Professora Theolinda de Souza Carmo e Pedro Ribeiro Cavalcante Filho. O programa tem o objetivo de promover a cidadania e a participação política dos jovens estudantes do ensino médio, de escolas públicas e particulares, aproximando-os do Poder Legislativo Municipal. Na edição de 2025, o tema escolhido para discussão é “Juventude e Direitos Culturais”.
O prefeito Coronel Sandro elogiou a iniciativa e apresentou o apoio da prefeitura municipal ao Parlamento Jovem. “A participação de escolas de Valadares no Parlamento Jovem de Minas é uma iniciativa muito louvável. Um dos nossos deveres é incentivem as futuras gerações para participarem da política, para que possam decidir com sabedoria, justiça e atender aos reclames da nossa sociedade. Para que a gente tenha uma vida saudável em sociedade nós devemos saber reconhecer e buscar nossos direitos e deveres. Saibam que o poder executivo está de portas abertas e pronto também para participar de iniciativas como essa. É importante que os jovens e nossas crianças conheçam o funcionamento da prefeitura. Afinal amanhã são vocês que estarão ocupando esses lugares, serão secretários, prefeitos, vereadores, deputados”.
Para o vereador e presidente da Câmara, Alê Ferraz agradeceu as escolas participantes. “Quero agradecer a presença do prefeito. O Parlamento jovem de Minas é a oportunidade para os jovens do interior debaterem mais sobre cidadania, democracia, entrar no acordo de uma proposta que vai resolver e solucionar os problemas coletivos. Difundir isso é a nossa felicidade. Cada escola que está aqui hoje tem essa oportunidade de representar a sociedade. Então isso aqui é para vocês. Agradecemos os diretores que aderiram e a vocês alunos que aceitaram esse chamado. O nosso muito obrigado!

Valadares faz parte do Polo Piranga, junto com as cidades Oratórios, Piedade de Ponte Nova, Ponte Nova (coordenação regional), Simonésia e Urucânia. Durante o programa, os estudantes poderão conhecer a estrutura da Câmara Municipal, suas funções e atribuições e irão desempenhar o papel de representantes de seu município, debatendo e propondo projetos de leis a respeito de temas de relevância social, nas etapas municipal, regional e estadual – esta última ocorrendo na ALMG, com estudantes de todo o estado de Minas Gerais.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social