Manutenção da limpeza das bocas de lobo é aliada no período chuvoso
A limpeza das bocas de lobo é fundamental, mas sem a colaboração da população, o excesso de lixo e resíduos pode provocar transtornos na cidade
Publicado em 16/12/2025 16:27
No dia a dia, elas podem até parecer despercebidas, mas basta uma chuva forte para serem lembradas e se tornarem verdadeiras vilãs das ruas. Estamos falando das bocas de lobo, que desempenham um papel fundamental no sistema de drenagem das cidades, coletando e direcionando as águas pluviais, evitando assim possíveis alagamentos e enchentes.
Mas para que essas estruturas cumpram a função de escoar as águas, a limpeza é fundamental. Só para se ter uma ideia, de janeiro até a presente semana do mês de dezembro, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) já realizou a limpeza de bocas de lobo em mais de 3.500 pontos da cidade. Só neste mês - até o momento, já foram beneficiados 264 pontos.
E a cada limpeza, o cenário é o mesmo: muitas folhas de árvores, sacolas e garrafas plásticas e papéis que, somados ao volume de chuva, entopem essas estruturas, impedindo a passagem das águas, e, muitas vezes, retornando para as casas.
E isso só revela a necessidade da colaboração de todos. Inclusive, essa tarefa de manutenção da limpeza das bocas de lobo poderia ser significativamente reduzida se cada cidadão assumisse a responsabilidade de jogar o lixo no local correto, descartando nos horários e locais estipulados para a coleta. Tais atitudes refletem não apenas na qualidade de vida da população, mas também na saúde de todos, mantendo o ambiente saudável e evitando maiores transtornos no período das chuvas.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social