Prefeitura adere Valadares ao Redesim + Livre
Programa da JUCEMG vai ajudar na desburocratização na abertura de negócios e, consequentemente, no crescimento econômico de Governador Valadares
Publicado em 31/03/2025 09:55
A Prefeitura de Valadares, por intermédio das Secretarias Municipais de Planejamento (SEPLAN) e Fazenda, aderiu recentemente o Município ao Redesim + Livre, projeto gerido pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (JUCEMG) que tem o objetivo de simplificar e agilizar a abertura de empresas nas cidades mineiras. A implementação do programa visa a consolidar Valadares, primeira da região do Vale do Rio Doce e a primeira de médio/grande porte a implementar o programa, como referência em desburocratização e modernização do ambiente de negócios. Participam da iniciativa, além da JUCEMG, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e o Sebrae Minas.
A SEPLAN, desde o início do processo de adesão ao Redesim + Livre, tem trabalhado no alinhamento da legislação municipal às diretrizes do programa. Além disso, a secretaria está conduzindo a produção de planilhas de parametrização e a integração dos sistemas municipais, garantindo que o alvará de funcionamento seja concedido automaticamente após o registro na Junta Comercial, reduzindo drasticamente o tempo para abertura de empresas de baixo e médio riscos.
De acordo com George Souza da Silva, analista técnico do Sebrae nos Vales do Aço e Rio Doce, “a medida traz avanços para o desenvolvimento local, representando uma oportunidade de modernização e crescimento econômico, ao reduzir barreiras burocráticas, com relação a abertura e o funcionamento de empresas, impulsionando novos negócios e fomentando a geração de empregos, gerando assim maior estímulo à atividade econômica. Com a adesão à Rede Sim + Livre, os empreendedores valadarenses terão mais agilidade para formalizar seus negócios, especialmente aqueles enquadrados como atividades de baixo risco. O sistema elimina a necessidade de alvarás e licenças para essas atividades, reduzindo prazos e custos, além de proporcionar mais segurança jurídica para empresários e investidores. A iniciativa demonstra o compromisso da administração municipal com um ambiente de negócios mais dinâmico e competitivo. A simplificação dos processos administrativos é fundamental para atrair investimentos e estimular a economia local”.
O compromisso da administração municipal com a desburocratização e o crescimento econômico de Governador Valadares é evidente em cada etapa do processo e a Prefeitura tem trabalhado para transformar o Município em um ambiente mais ágil, dinâmico e favorável ao empreendedorismo, impulsionando a instalação de novas empresas e a geração de empregos.
A implementação do Redesim + Livre em Valadares representa um marco na modernização da gestão pública, garantindo mais eficiência, transparência e competitividade para o setor empresarial da cidade. A expectativa é de que o sistema esteja em pleno funcionamento no segundo semestre de 2025, consolidando Valadares como modelo de liberdade econômica em Minas Gerais.
“Destacamos a importância da adesão da Prefeitura de Governador Valadares ao projeto Redesim+Livre, que irá certamente melhorar o ambiente de negócios local, permitindo que empresas de baixo e médio riscos, que são a grande maioria, sejam registradas e licenciadas em segundos. Desta forma, o cidadão receberá um serviço de forma rápida e simples, com qualidade e segurança. Quanto ao Município, ao implantar o projeto Redesim + Livre, otimizará os fluxos internos com a automatização da consulta de viabilidade locacional, emissão automática da inscrição municipal de alvarás de localização e funcionamento. Portanto, conclui-se que todos os municípios aderentes ao projeto se tornam muito mais competitivos na atração de novas empresas”, comentou o servidor responsável pelo Programa Redesim + Livre da JUCEMG, Gabriel Tavares.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social